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Quem não ouviu falar nos últimos meses sobre a declaração de Adam Mosseri – chefe do instagram – sobre as mudanças que estão por vir?!

Além de ter criado grandes expectativas, Mosseri causou também um grande receio para as marcas e influenciadores que trabalham com a plataforma ou a tem como um dos principais recursos de divulgação ao dizer que este não seria mais um aplicativo de compartilhamento de fotos. 

A mudança aconteceu, principalmente, devido ao crescimento e sucesso do TikTok e outras plataformas que têm ganhado atenção, pelo seu alcance, engajamento, personalização da experiência, e assim ligou um sinal de alerta no Instagram. 

Mas o que muitas pessoas não notaram é que faz tempo que a plataforma não é apenas um espaço para publicação de fotos. 

O que será do Instagram?

Seja para o seu uso de forma pessoal ou comercial, o Instagram já permite diferentes formas de interação e de ferramentas para serem utilizadas. 

Desde fotos estáticas, carrosséis, IGTV, stories com as diversas opções que eles oferecem, como enquetes, caixas de perguntas, reações, etc e agora o reels que permite vídeo de até 60 segundos. 

Além desses, a pandemia trouxe um crescimento significativo para a quantidade de lives feitas e para os telespectadores que esperam por elas. 

Ou seja, realmente, o instagram não é uma rede social para fotos, pois oferece diversas outras ferramentas e seus usuários também não consomem apenas fotos. Você já reparou o que sua timeline te entrega?

Os criadores de conteúdo e marcas estão cada vez mais fortes na plataforma, uma pesquisa realizada pela Opinion Box com 2 mil usuários brasileiros, mostra que 52% deles já usaram a plataforma para descobrir produtos ou serviços para consumir. 

Além disso, 42% já utilizaram para tirar dúvida e 82% seguem as marcas e empresas que gostam e consomem.

Ainda foi possível identificar que 84% do público do instagram possui de 16 a 29 anos, e desses, 15% utilizam a plataforma para fazer compras – considerando a ferramenta de loja dentro da rede social.

Os números comprovam o quanto o Instagram tomou proporções muito maiores que publicação de fotos, apesar de também servir para isso. Mas se tornou uma parte essencial para o marketing digital. 

E não somos nós que dizemos isso, 79% dos usuários respondentes da pesquisa da Opinion Box acreditam que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com seu público e que o Instagram pode aproximar as pessoas das marcas e empresas.

Como usar as métricas do Instagram a seu favor?

Bom, agora que já entendemos a importância da sua presença digital na plataforma, como entender as informações que ela nos oferece?

Essa é uma das principais funções que o Instagram oferece para as estratégias de marketing digital, isso porque essa é a nossa base para tomadas de decisões. 

Você pode acompanhar o resultado de suas publicações, nível de interação e tipo de público alvo que está atraindo com sua mensagem, pelo “Insights” localizado no seu perfil. 

Lembre-se que, para isso, sua conta deve estar como um perfil comercial e não mais como uma conta pessoal.

Assim você consegue visualizar dados como: melhor horário para publicar no seu perfil, número de visitas, região e idade dos seus seguidores, etc. 

Além de medir o que interessa para o seu público por meio do engajamento dos conteúdos publicados, como:

Alcance: é o número de pessoas que viram o seu post

Impressões: diz sobre a quantidade de vezes que você foi visto – mesmo que seja pela mesma pessoa – dentre um período de tempo

Interação: é toda e qualquer ação que o seguidor realiza com sua publicação

Visitas ao perfil: este é bem relacionado a constância de conteúdo que publica

Clique no site: refere-se a quantidade de cliques que sua bio teve – é interessante direcionar seus seguidores para ele.

Para os stories existem alguns detalhes diferentes: 

Alcance: segue a mesma lógica que os demais conteúdos

Impressão: no story a impressão é uma boa balança para medir se o conteúdo agrada seus seguidores, pois aqui mede-se quantas vezes os usuários viram seu post.

Toque para avançar: mostra a quantidade de vezes que tocaram a tela para avançar para o próximo story

Toque para voltar: é a mesma coisa, mas invés de tocar para avançar é para voltar para o story anterior

Saídas: são todas as vezes que dentro de um story seu, foi arrastado para o próximo perfil ou deslizando a tela para sair 

Com todas as métricas que o instagram oferece para os perfis, é possível traçar de forma mais assertiva estratégias e direcioná-las para o público certo, além de medir em tempo real se estão atingindo o resultado desejado, para possíveis mudanças de ações. 

Para saber mais sobre estratégias do marketing digital e quais ações existentes, acompanhe nosso blog. 

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