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A cada 4 anos o mundo fixa os olhos em frente a TV (agora principalmente na internet) para acompanhar 32 seleções em busca da taça. Entenda as restrições impostas para esse evento nesse blog. 

Sobre a Copa

A Copa do Mundo é o evento esportivo mais visto de nosso planeta, pois, é o evento máximo do esporte mais popular, a sua frequência auxilia nesses números, afinal, ocorre a cada 4 anos, até 2022 participam apenas 32 seleções, cada uma com no máximo 26 jogadores, enfim é uma competição grandiosa e exclusiva.

Isso se reflete nos números os países param para acompanhar sua seleção, e a audiência não se restringe somente a partidas de sua nação, é comum que a maioria assista mais de um jogo por dia. Em 2018 no mundial da Rússia, a FIFA informou que mais de 3,5 bilhões de pessoas acompanharam a competição. Segundo dados da Comscore, foram mais de 19 milhões de menções nas redes sociais somente na América Latina

Modernização

Dessa forma a tendência é que para esse ano o evento seja ainda maior e mais comentado. Focando muito nos meios digitais, a CBF realizou um concurso onde levará 6 influencers para o Catar, gerando conteúdo para o público principalmente no Instagram e TikTok. A LiveMode conseguiu os direitos para transmissão dos jogos, e terá como host o maior nome do entretenimento, Casimiro Miguel, realizando transmissões pela Twitch.

Proteção da marca

Levando em consideração essa estratégia a FIFA realizou algumas movimentações para ser o canal principal para o público durante a competição, garantindo seus direitos de divulgação a federação contará com algumas regras para proteger as marcas patrocinadoras nas redes, isso é importante para todas empresas que farão programações para Copa e não patrocinam, confira as proibições:

  • Utilizar hashtags oficiais;
  • Emblema oficial;
  • Imagem do mascote e o nome dele;
  • Cartaz oficial;
  • Cartazes e logos oficiais das cidades da Copa;
  • O slogan oficial “Now is all”
  • Imagem do troféu oficial;
  • Imagem da bola;
  • Marcas da FIFA;
  • Fontes oficiais do “QATAR 2022”;
  • Não pode se referir ao evento como: Copa do Mundo, Copa do Mundo 2022, Copa do Mundo FIFA, Copa do Mundo FIFA 2022, Copa do Mundo FIFA QATAR 2022, Copa do Mundo FIFA Catar 2022, Catar/Qatar 2022, Copa Mundial, Mundial, FIFA.

Fonte: Publicitários Criativos (@publicitarioscriativos/IG)

E a CBF?

A Confederação Brasileira de Futebol, assim como outras confederações pelo mundo também realizaram suas restrições para manter seus canais como a principal fonte durante a Copa, como por exemplo:

  • Camiseta oficial em artes de postagens;
  • Marca da CBF;
  • Escudo da CBF;
  • Mascote da seleção;
  • Termo “seleção brasileira”.

Fonte: Publicitários Criativos (@publicitarioscriativos/IG)

Conclusão

Por ser um evento tão valorizado, os patrocinadores gastam muito para garantirem a exclusividade de sua marca no evento, em 2018 o valor estimado foi de US$1,3 bilhões, para manter a tranquilidade do acordo a FIFA precisou realizar esse protecionismo em cima da Copa do Mundo. 

Sem dúvidas para os criadores de conteúdo será uma dificuldade maior planejar algo em cima dessas restrições, mas conta para nós, o que você acha disso? Está a favor ou não?

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