A nova fase do Marketing

O marketing já existe há muitos anos e passou por diversas evoluções, mas independente de sua fase, o objetivo sempre foi o mesmo: entender a necessidade do consumidor e atendê-la da forma mais eficaz e agradável possível. 

No início da história a atenção era, principalmente, na produção dos produtos/serviços, até chegar ao que conhecemos hoje: o foco em satisfazer o cliente.

Diferenças do Marketing 3.0 para o Marketing 4.0

Com o foco na colaboração, cultura e espiritualidade, o marketing 3.0 se trata de um atendimento humanizado, onde as marcas fazem mais do que vender. Possuem uma personalidade, posicionamento e representam aqueles que as consomem.

As marcas precisam estar próximas de seus consumidores, por isso o crescimento tão grande das empresas nas redes sociais. 

E não para por aí, hoje o marketing se encontra na transição entre o marketing 3.0 e o marketing 4.0. 

Basicamente, é uma extensão do 3.0, pois segue os mesmos princípios: a sociedade exige um posicionamento de suas marcas, um movimento de inclusão social e do senso de comunidade. 

Esse comportamento é perceptível com o crescimento de marcas que se apresentam como sustentáveis e com diversos programas de inserção de sustentabilidade em suas rotinas e produtos. 

Pensando nisso, já não é preciso dizer sobre como é essencial estar presente no mundo digital para ter sucesso, certo?

Mas afinal, como funciona?

Essa é considerada a principal diferença entre o Marketing 3.0 e 4.0: o ambiente de trabalho.

Enquanto o primeiro está sim presente no mundo digital mas aplica estratégias externas, o marketing 4.0 tem como seu foco o mundo virtual.

Ou seja, todas suas estratégias são trabalhadas dentro da internet. 

Segundo Philip Kotler, o consumidor é atraído a partir da apresentação de conteúdo que julga relevante e que sinta identificação.

Sendo assim, abordar temas interessante do seu segmento, que apresente soluções à ele e com propriedade é o caminho certo para trazê-lo a sua marca. 

A questão é que para criar essa aproximação você deve se preocupar com mais do que vender, precisa entreter e ganhar a confiança do seu cliente.

É necessário apresentar novidades e tendências do seu segmento, estar presente no seu dia-a-dia.

Afinal, quem nunca ouviu o ditado “a sabedoria move o mundo”?! Forneça informações para seu consumidor e assista as mudanças acontecerem. 

Como aplicar o Marketing 4.0?

Com tudo que foi dito, existem algumas questões que para inserir essa estratégia na sua empresa precisam ser seguidas. 

A relação com o público deve funcionar de forma horizontal, ou seja, é preciso ter uma pessoa ou mesmo uma equipe preparada para essa interação e para fortalecer esses laços.

Um bom exemplo de uma empresa que faz isso é a Netflix, é só observar suas redes sociais. 

E ao falar de internet, deve-se ressaltar que nunca será possível ter o controle de tudo, mas é preciso quase isso. 

Então faça um monitoramento de perto sobre suas campanhas, das menções feitas a sua marca e também um gerenciamento para possíveis crises.

Pois mesmo sendo o local ideal para ganhar visibilidade, é também de fácil acesso para manifestações e críticas. 

Além dos benefícios óbvios que a aplicação da estratégia fornece, com a aproximação e relacionamento com o seu consumidor você conquista mais que um cliente fidelizado, mas também um defensor da sua marca.

Isso quer dizer que mesmo em momentos de crise, com possíveis julgamentos nos canais digitais, aqueles que criam laços com o seu negócio permaneceram com você, assim como em uma comunidade. 

Precisa de mais dicas para aplicar o marketing 4.0 no seu negócio? Nós, da agência OCA 11, podemos te ajudar! 

Quer saber mais sobre como funciona o Marketing Digital e suas estratégias? Continue acompanhando nosso blog e as novidades.