Black Friday: dicas para vender mais

Novembro está chegando e como qualquer grande ação do ano, a Black Friday deve ser planejada com antecedência para garantir boas vendas na data.

Como estão os preparativos no seu negócio? Calma, ainda dá tempo de se preparar, então separamos algumas dicas para você aquecer o seu negócio para novembro.

Acompanhe a seguir as nossas dicas:

Confira se o SSL está ativo no seu site  

O SSL é o selo de segurança do seu site, o famoso cadeadinho ao lado da url.

O principal medo dos clientes, na Black Friday, é cair em golpes, então selo de segurança, checkout transparente (evite deixar ativo o pagamento por depósito ou transferência) e páginas atualizadas de políticas de troca, devolução e privacidade são essenciais na hora da decisão.

É muito importante ter o SSL ativo no seu site o ano todo, se o seu selo ainda não está ativo, procure no suporte da plataforma do seu e-commerce e ative.

Transparência e Credibilidade

Garanta que suas redes sociais estejam munidas de informações que transparecem segurança e credibilidade para sua marca

Ter postagens de promoção, entretenimento e informação é muito importante para o desempenho do seu perfil e relacionamento com o cliente, mas não esqueça de criar conteúdos, principalmente em datas comemorativas, que transparecem os valores da sua marca.

Aqui vai uma dica: crie postagens sobre como funcionam os envios da loja; um carrossel para os clientes se prepararem para a Black Friday; adicione no seu cronograma um post com feedback de algum cliente, e capriche nas aparições humanizadas nos stories!

Não exagere nos descontos

De R$100 por R$20, você acreditaria?  Traga bons descontos, maiores do que os que oferece ao longo do ano, mas não exagere, mesmo que alguns produtos estejam parados no seu estoque, não venda muito próximo do valor de custo.

Isso porque o cliente vai desconfiar mais da sua marca, ou pensando que a loja é falsa por estar vendendo tão barato, ou por imaginar que aquilo não passa de um golpe, que a loja aumentou o valor original apenas para parecer que deu mais desconto.

Prepare uma estratégia de e-mail marketing.

Aqueça o seu público para a data. Ofereça materiais interessantes e cupons exclusivos para os assinantes da newsletter.

Aproveite para reforçar que estão rolando descontos maiores para os assinantes, motivando outros clientes a se inscrever na sua newsletter, aumentando sua base para as suas próximas ações.

Prepare uma estratégia de countdown para criar expectativa no consumidor . 

Alimentar expectativas positivas ajuda a gerar interesse no público e facilitar o processo de venda, e o countdown é uma ótima estratégia para isso.

A famosa “contagem regressiva” é a cereja do bolo das estratégias de marketing para divulgação de campanhas, ações e novos produtos.

Por isso, não deixe de preparar um countdown e faça com que seus clientes esperem ansiosos pelos descontos e novidades.

Revise seu estoque e veja se precisará fazer novos pedidos

Não esqueça de considerar o estoque, hein? Conforme a demanda cresce, sua empresa também deve ter mais estoque de produtos, e podemos afirmar que as promoções e descontos contam com alta demanda.

Para isso, você precisa preparar o seu estoque, é legal checar a quantidade dos produtos mais vendidos da loja, pois são os primeiros a esgotar nestas datas. Mapeie as exportações de mercadorias da sua loja. Assim você terá mais oportunidades de entender quais produtos têm maior demanda.

Ofereça descontos progressivos

Além dos descontos comuns, descontos progressivos também chamam a atenção do consumidor. Descontos progressivos são um método de venda que incentivam os clientes a comprar mais produtos a preços mais baixos.

A lógica é simples: quanto mais uma pessoa compra, maior é o desconto que obtém. Os famosos “Pague 1 leve 2” deixam qualquer um feliz, certo? Aposte neste tipo de desconto e você terá ótimos resultados.

Cadastro de clientes

É interessante aproveitar esta oportunidade para trabalhar o cadastro de clientes na sua base de leads, por exemplo os clientes são estimulados a se cadastrar para ter acesso antecipado aos descontos.

E aqui está o gatilho da campanha: a sensação de exclusividade. Todo cliente quer ter vantagens, e esse tipo de ação passará a sensação de confiança e fará com que o cliente tenha preferência pela sua loja.

Além, é claro, de coletar esse leads para a sua base, os dois saem ganhando!

Esquenta Black Friday

Ao utilizar um “Esquenta Black Friday” como estratégia, você mantém seus clientes engajados e consegue se destacar da concorrência, uma vez que os descontos da sua loja estarão disponíveis com antecedência. 

Use as redes sociais, email marketing, mensagens de texto, e-commerce e principalmente sua rede social para alertar os consumidores.

Para esta estratégia funcionar é necessário oferecer descontos consideráveis ​​para mostrar aos visitantes que esta é uma oportunidade a não perder.

Pós-Black Friday

Lembre-se também da pós-Black Friday ao criar uma estratégia para o seu e-commerce. Não esqueça da Cyber Monday, a famosa segunda-feira seguinte à Black Friday, que é quando as lojas físicas e virtuais fazem uma nova queima de estoque, principalmente para o ramo de eletrônicos. 

A ideia de fazer mais uma promoção na segunda-feira pós-Black Friday pode ser boa para o seu e-commerce continuar vendendo.

Isso mantém o cliente voltado para a sua loja online, com chance de uma segunda compra, e dá uma nova oportunidade para quem ainda não comprou.

Gostou das dicas para transformar sua Black Friday em um sucesso?! Continua acompanhando nosso blog para mais dicas.