Estratégias do Marketing Digital: como aplicar?

A internet chegou no Brasil em 1988, e não demorou para as estratégias de Marketing Digital surgir. E com os avanços tecnológicos a realidade mudou, na aproximação de pessoas e marcas do mundo todo, no comportamento e forma de consumo. 

Mas mesmo com anos de existência, a estratégia só explodiu em 2010 com o crescimento das redes sociais.

Hoje as marcas que não estão no mundo digital perdem credibilidade e dificilmente atraem clientes ou conseguem crescer. 

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Isso acontece devido ao hábito de consumo das pessoas, por exemplo: quando você vai comprar um produto ou quer encontrar um serviço, qual o primeiro lugar que você busca? 

Eu imagino que sua resposta tenha sito “no Google”, ou pelo menos “na internet”, acertei?!

A presença virtual se tornou mais importante até mesmo que a física, em muitos casos vemos lojas online que não possuem mais um formato físico. 

Claro, não estamos dizendo que o mercado físico tenha acabado ou que não seja mais importante, tudo varia de acordo com seu negócio e perfil de público. 

Mas uma coisa que podemos dizer é: não importa o seu segmento, formato ou público, o marketing digital pode alavancar seu negócio. 

Afinal, para que aplicar as estratégias do marketing digital?

Hoje, tudo pode englobar o mundo virtual e precisa estar pelo menos minimamente por dentro. Afinal, estar online não é mais um diferencial mas sim necessário.

Inclusive, durante o isolamento social conseguimos ver a importância de investir no formato online e por isso o marketing digital ganhou ainda mais visibilidade. 

Isso porque seu principal objetivo é trazer visibilidade para o seu negócio, aumentar os leads e vendas, conquistar o bom relacionamento com seu público-alvo e cuidar da sua reputação.

Me fala, quem não precisa disso?!

Mas a internet é um mundo ágil e de grande impacto, então é preciso ter cuidado e agir com planejamento e estratégia para não perder o timing e causar danos na sua imagem. 

Pois ao se tratar de grande alcance é tanto para os acertos, quanto para os erros, e como o ditado já diz: a internet não perdoa. Por isso, não hesite em buscar por especialistas para cuidar da presença digital.

Afinal, mais do que estar presente é saber no que investir, vamos listar algumas das principais estratégias do marketing digital:

Defina sua Persona

Já ouviu falar das personas?! Elas são essenciais para a criação de suas estratégias. 

Isso porque, basicamente, as personas são personalidades fictícias criadas para descrever o perfil do público que você deseja alcançar. 

Para definir a sua você pode analisar:

  • Idade
  • Sexo
  • Região que se encontra
  • Escolaridade
  • Hábitos
  • Hobbies
  • Classe social
  • Marcas e pessoas que admira
  • Redes sociais que está presente
  • Trabalho
  • Quais seus assuntos de interesse
  • Entre outros

Aqui você pode se aprofundar o quanto for necessário para o seu objetivo, pode inclusive criar um nome. A ideia é que você faça um filtro para definir quem irá comunicar. 

E-mail marketing

Com a persona definida, o e-mail marketing é uma estratégia para criar aproximação com seu público e alcançar mais leads. 

São e-mails disparados para uma base de contatos que deve ser filtrada de acordo com o interesse que está buscando, em conjunto com ferramentas de automação.

A ideia é criar um laço com o lead, por meio de um conteúdo informativo, pode ser em formato de newsletter, apresentar uma promoção ou produto, fazer um convite, confirmar ou agradecer pelo seu pedido, entre outros.

O objetivo da mensagem varia de acordo com sua intenção.

Site e blog

Como falamos no início, a presença digital não é mais uma opção e o site é como a sua loja online (e sim, pode ser realmente uma loja online). 

Nele, você aplica sua identidade visual e pode acrescentar as categorias e informações que fazem sentido para o seu negócio, as principais são: contato, endereço, uma breve apresentação e o produto/serviço que oferece. 

Você também pode incluir um blog, para publicar artigos informativos que agreguem valor a sua marca e ao seu site, deixando mais interessante e com conteúdo que possam atrair mais leads. 

Tendo sua persona bem estruturada, é possível desenvolver pautas atrativas e com o uso das técnicas de SEO você consegue aumentar a sua pontuação nas ferramentas de busca do Google e alavancar seu lugar, tornando seu site mais visível. 

Técnicas de SEO

A sigla significa Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que visa posicionar seu conteúdo nos mecanismos de busca.

Ou seja, quanto mais técnicas você seguir, mais chances terá de encontrar seu conteúdo nas primeiras colocações do Google, por exemplo. 

Essas técnicas são a utilização de palavras-chave, URL amigável, conteúdo original e de qualidade, links internos e externos, imagens, estrutura da página e assim por diante, título que contenha palavra chave, etc. 

Seguindo esses passos, seu conteúdo/página estará mais legível para os mecanismos de busca, e consequentemente, mais atrativo. 

Dessa forma o Google entende que aquilo que você publicou possui mais valor para seus usuários e por isso ele irá posicioná-lo melhor para que seja entregue para mais pessoas. 

Redes Sociais

Você concorda que não dá para falar de estratégias do Marketing Digital e não falar de redes sociais, não é? 

Assim como para desenvolver os conteúdos para o blog é essencial ter a persona bem estruturada, para definir quais redes utilizar e qual conteúdo desenvolver para cada uma também é. 

Isso porque cada rede social possui uma linguagem, ferramentas e intenção. As mais utilizadas e conhecidas são:

  • Facebook
  • Instagram 
  • Twitter
  • Linkedin
  • YouTube 
  • Pinterest

Cada um deles possui sua forma de comunicar, limites de caracteres, de imagens por publicação, tempo de vídeos, etc. 

Então além de conhecer sua persona para saber em quais redes ela se encontra e quais conteúdos deseja consumir, você também deve conhecer a rede que irá utilizar para saber quais ferramentas pode aplicar a seu favor e como transmitir a mensagem que deseja. 

Além disso você pode utilizar as redes sociais para desenvolver campanhas e anúncios pagos por meio das ferramentas AdWords, também é possível aplicar pelo Google, para alcançar mais pessoas. 

O passo a passo

Se você está atrás de uma receita para formar a estratégia perfeita para você, infelizmente não vamos poder te ajudar. 

Cada caso deve ser avaliado exclusivamente pensando no objetivo do negócio, nos valores, no serviço/produto oferecido e no público que deseja alcançar. 

Então para ter sucesso com as estratégias do marketing digital não adianta seguir um padrão, você pode usar todas essas táticas, como usar apenas uma, além de ter muitas outras que pode abordar.

Tudo varia de acordo com seu objetivo.  Tendo conhecimento das estratégias, sabendo como e quais aplicar, com certeza seu negócio vai crescer e nisso sim, nós podemos ajudar!

Continue no nosso blog para saber mais e entre em contato para tirar suas dúvidas.