métricas do instagram

Descubra o segredo por trás das métricas do Instagram

Quem não ouviu falar nos últimos meses sobre a declaração de Adam Mosseri – chefe do Instagram – sobre as mudanças que estão por vir e alterações nas métricas do Instagram?!

Além de ter criado grandes expectativas, Mosseri causou também um grande receio para as marcas e influenciadores que trabalham com a plataforma ao dizer que este não seria mais um aplicativo de compartilhamento de fotos.

A mudança aconteceu, principalmente, devido ao crescimento e sucesso do TikTok e outras plataformas que têm ganhado atenção, pelo seu alcance, engajamento, personalização da experiência, e assim ligou um sinal de alerta no Instagram.

Mas o que muitas pessoas não notaram é que faz tempo que a plataforma não é apenas um espaço para publicação de fotos. 

O que será do Instagram?

Seja para o seu uso de forma pessoal ou comercial, o Instagram já permite diferentes formas de interação e de ferramentas para serem utilizadas. 

Desde fotos estáticas, carrosséis, IGTV, stories com as diversas opções que eles oferecem, como enquetes, caixas de perguntas, reações, etc e agora o reels que permite vídeo de até 60 segundos. 

Além desses, a pandemia trouxe um crescimento significativo para a quantidade de lives feitas e para os telespectadores que esperam por elas. 

Ou seja, realmente, o instagram não é uma rede social para fotos, pois oferece diversas outras ferramentas e seus usuários também não consomem apenas fotos. Você já reparou o que sua timeline te entrega?

Os criadores de conteúdo e marcas estão cada vez mais fortes na plataforma, uma pesquisa realizada pela Opinion Box com 2 mil usuários brasileiros, mostra que 52% deles já usaram a plataforma para descobrir produtos ou serviços para consumir. 

Além disso, 42% já utilizaram para tirar dúvida e 82% seguem as marcas e empresas que gostam e consomem.

Ainda foi possível identificar que 84% do público do instagram possui de 16 a 29 anos, e desses, 15% utilizam a plataforma para fazer compras – considerando a ferramenta de loja dentro da rede social.

Os números comprovam o quanto o Instagram tomou proporções muito maiores que publicação de fotos, apesar de também servir para isso. Mas se tornou uma parte essencial para o marketing digital. 

E não somos nós que dizemos isso, 79% dos usuários respondentes da pesquisa da Opinion Box acreditam que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com seu público. Dessa forma, podem aproximar as pessoas das marcas e empresas.

Como usar as métricas do Instagram a seu favor?

Bom, agora que já entendemos a importância da sua presença digital na plataforma, como entender as informações que ela nos oferece?

Essa é uma das principais funções que o Instagram oferece para as estratégias de marketing digital. Isso porque essa é a nossa base para tomadas de decisões.

Você pode acompanhar o resultado de suas publicações, nível de interação e tipo de público alvo que está atraindo com sua mensagem, pelo “Insights” localizado no seu perfil. 

Lembre-se que, para isso, sua conta deve estar como um perfil comercial e não mais como uma conta pessoal.

Assim você consegue visualizar dados como: melhor horário para publicar no seu perfil, número de visitas, região e idade dos seus seguidores, etc. 

Além de medir o que interessa para o seu público por meio do engajamento dos conteúdos publicados, como:

  • Alcance: é o número de pessoas que viram o seu post
  • Impressões: diz sobre a quantidade de vezes que você foi visto – mesmo que seja pela mesma pessoa – dentre um período de tempo
  • Interação: é toda e qualquer ação que o seguidor realiza com sua publicação
  • Visitas ao perfil: este é bem relacionado a constância de conteúdo que publica
  • Clique no site: refere-se a quantidade de cliques que sua bio teve – é interessante direcionar seus seguidores para ele

Métricas para os stories

No caso de story, as métricas podem ser um pouco diferentes:

  • Alcance: segue a mesma lógica que os demais conteúdos
  • Impressão: no story a impressão é uma boa balança para medir se o conteúdo agrada seus seguidores, pois aqui mede-se quantas vezes os usuários viram seu post.
  • Toque para avançar: mostra a quantidade de vezes que tocaram a tela para avançar para o próximo story
  • Toque para voltar: é a mesma coisa, mas invés de tocar para avançar é para voltar para o story anterior
  • Saídas: são todas as vezes que dentro de um story seu, foi arrastado para o próximo perfil ou deslizando a tela para sair

Com todas as métricas que o instagram oferece para os perfis, é possível traçar de forma mais assertiva estratégias e direcioná-las para o público certo. Além de medir em tempo real se estão atingindo o resultado desejado, para possíveis mudanças de ações.

Para saber mais sobre estratégias do marketing digital e quais ações existentes, acompanhe nosso blog.